PESCD

Print

 

(Baseado na PORTARIA GR. Nº. 312/97 e adaptados para o PPGECiv)

1. O Programa de Estágio Supervisionado de Capacitação Docente - PESCD tem por objetivo aprimorar a formação de discentes de Pós-Graduação, oferecendo-lhes adequada preparação pedagógica, através de estágio supervisionado em atividades didáticas de graduação.

2. Podem participar do PESCD os alunos regularmente matriculados nos cursos de pós-graduação, Mestrado ou Doutorado, da Universidade Federal de São Carlos. Alunos bolsistas CAPES-DS devem obrigatoriamente participar do PESCD. Aos demais, sua participação é opcional.

3. Os alunos regularmente matriculados devem procurar seus respectivos orientadores e definirem em que momento e qual disciplina da graduação deverá atuar.

4. O pós-graduando interessado na realização do estágio deve escolher a disciplina de seu interesse, elaborando, juntamente com o professor responsável por esta, o Plano de Atividades do Estagiário, apresentado no item 9, a seguir.

Em princípio, está aberta a participação do aluno de pós-graduação em todas as disciplinas da grade curricular do curso de Engenharia Civil da UFSCar, sendo prerrogativa do professor responsável pela disciplina de graduação definir se a mesma fará parte do Programa ou não, ou seja, se aceitará a participação de aluno PESCD na mesma ou não. Geralmente, o aluno PESCD participa de disciplinas ministradas pelos respectivos orientadores, porém não sendo esta condição obrigatória.

5. O Plano de Atividades do Estagiário deve ser elaborado conforme modelo padrão e submetido à Comissão do PPGECiv, juntamente com a assinatura do orientador e responsável pela disciplina. Portanto, o aluno deverá estar atento ao cronograma de reuniões da CPGECiv de tal forma que a apreciação do Plano de Atividades do Estagiário seja feita em reunião anterior ao período de matrícula na disciplina CIV 199.

6. Definida a disciplina e mediante aprovação em reunião da CPGECiv, o aluno deverá se matricular na disciplina CIV 199 - Capacitação Docente em Estruturas e Construção Civil, oferecida no primeiro semestre de cada ano (matrícula no primeiro trimestre) e no segundo semestre (matrícula no terceiro trimestre).

Se a disciplina da graduação em que for participar for ministrada no primeiro semestre do ano, deverá fazer sua matrícula na disciplina CIV 199 oferecida no primeiro trimestre da grade curricular do PPGECiv; caso a disciplina de graduação seja ministrada no segundo semestre, a matrícula deverá ser feita na CIV 199 oferecida no terceiro trimestre da grade curricular do PPGECiv. Excepcionalmente, para participação em disciplinas oferecidas no regime de Curso de Verão (janeiro de cada ano), o aluno deverá submeter o Plano de Atividades do Estagiário até a última reunião da CPGECiv do ano anterior e se matricular na disciplina CIV 199 oferecida no primeiro trimestre da grade curricular do PPGECiv do ano de oferta da disciplina de graduação. Exemplo: O Plano de Atividades do Estagiário para participar de uma disciplina de graduação oferecida em janeiro do ano "X" deverá ser apreciado até a última reunião da CPGECiv do ano "X-1" e matrícula deverá ser feita na CIV 199 oferecida no primeiro trimestre da grade de disciplina do PPGECiv do ano "X".

7. A disciplina CIV 199 é de responsabilidade do Coordenador do Programa de Pós-Graduação.

8. A participação do pós-graduando no PESCD limita-se ao prazo de 01 (um) semestre letivo.

9. O Plano de Atividades do Estagiário deverá constar de:

(a) Justificativa pormenorizada da participação do aluno no programa, onde fiquem evidenciadas a conveniência da participação e os reflexos da colaboração na disciplina;

(b) Tarefas a serem desenvolvidas pelo aluno e respectiva carga horária semanal:

· tópicos de eventuais aulas (teóricas, práticas, exercícios, projetos) que serão auxiliados pelo aluno;

· textos que serão gerados;

· participação em atividades de avaliação do aprendizado dos alunos inscritos na disciplina;

· atendimento às atividades em classe e extraclasse.

(c) Cronograma de desenvolvimento das atividades em função do programa da disciplina.

O Plano de Atividades do Estagiário deverá ser assinado pelo Professor responsável pela disciplina, Professor Orientador de Pós-Graduação no Programa e pelo aluno de Pós-Graduação e entregue na Secretaria do PPGECiv para apreciação em reunião da CPGECiv.

O modelo de Plano de Atividades do Estagiário pode ser obtido aqui .

10. Ao final da participação na disciplina de graduação, o estagiário encaminhar ao professor responsável pela disciplina CIV 199 o Relatório de Atividades PESCD, com parecer do Professor Responsável pela disciplina de graduação junto a qual o estágio foi realizado, abordando, no mínimo, os seguintes aspectos:

(a) Descrição de todas as atividades realizadas e respectiva carga horária (aulas, atividades extra-classe, avaliação de aprendizagem etc.);

(b) Avaliação do impacto de sua participação na disciplina para a melhoria da aprendizagem dos alunos de graduação e sugestões (se houver) para o aprimoramento da disciplina;

(c) Avaliação crítica de sua participação nas diferentes atividades, incluindo, aqui, a relativa aos eventos destinados à discussão de temas relacionados ao processo ensino-aprendizagem.

(d) Sugestões para melhoria do PESCD.

O Relatório de Atividades PESCD deverá ser assinado pelo Professor responsável pela disciplina, Professor Orientador de Pós-Graduação no Programa e pelo aluno de Pós-Graduação e entregue na Secretaria do PPGECiv para apreciação em reunião da CPGECiv.

O modelo de Relatório de Atividades PESCD pode ser obtido aqui .

Acesso Restrito
Copyright 2019 - Desenvolvido por: Tríader