Apresentação

Print

 

O Programa de Pós-Graduação em Estruturas Construção Civil iniciou suas atividades de pesquisa em 2002 com o curso de Mestrado e sob a denominação de Programa de Pós-Graduação em Construção Civil. Naquele momento, o objetivo principal do curso era atuar como agente transformador/gerador de conhecimento, desenvolvendo pesquisas, formando profissionais de alto nível em áreas estratégicas e contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento tecnológico, científico e social de todo o setor da construção civil no Brasil.

Em 2012, o Programa foi reformulado, passando a se denominar Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil (PPGECiv), motivado pela integração diferenciada já existente entre as áreas de construção civil e estruturas.

Concomitantemente, foi aprovado o curso de Doutorado, em sintonia com a proposta inicial do Programa, dando continuidade e ampliação dos objetivos propostos no curso de Mestrado, agregando a consolidação de um pólo para formação de recursos humanos de alto nível, para atuarem como pesquisadores e docentes nas áreas de estruturas e construção civil.

As dissertações e teses desenvolvidas no âmbito deste Programa abordam o desenvolvimento, adaptação ou avaliação de elementos, componentes ou sistemas construtivos de edificações, referenciando-se aos objetivos de racionalização, qualidade, desempenho, eficiência e economia de processos e produtos e consideram a desejável integração entre as etapas de análise de viabilidade e planejamento do empreendimento, projeto, produção, uso/manutenção e pós-ocupação.

Numa escala de 3 a 7, nas três últimas avaliações trienais realizadas pela CAPES, o PPGECiv recebeu conceito 4, fruto da qualidade do seu corpo docente e das pesquisas realizadas no âmbito deste Programa.